segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MOTIVAÇÃO - TEORIAS 3




Teoria da Motivação-Manutenção


Frederick Herzberg, na sua crença de que a relação de uma pessoa com seu trabalho é básica e de que a sua reação diante do trabalho bem pode determinar seu sucesso ou fracasso, investigou a questão: "O que as pessoas desejam de seus empregos?
Fatores intrínsecos como realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade e possibilidade de progresso pareciam ser relacionados com satisfação no emprego.
Herzberg interpretou seus resultados para propor a existência de um contínuo dual em que o oposto de satisfação é a não-satisfação, e o oposto de insatisfação é a não-insatisfação.
Os fatores que conduzem à satisfação no emprego são separados e distintos daqueles que conduzem a insatisfação, de acordo com Herzberg. Portanto, agindo-se para eliminar os fatores que criam insatisfação no emprego, é possível trazer paz, mas não necessariamente motivação.
Ele sugere que se desejarmos motivar empregados devemos atribuir ênfase à realização, reconhecimento ao trabalho em si, responsabilidade, crescimento e possibilidade de progresso.
Comparação dos Pontos de Vista sobre
Satisfação e Insatisfação


A popularidade ao longo dos últimos trinta anos de expansão vertical de cargos para permitir que trabalhadores tenham maiores responsabilidades, planejem e controlem seus trabalhos pode ser amplamente atribuída às descobertas e recomendações de Herzberg.
O modelo fornece uma distinção útil entre os fatores de manutenção que são necessários, mas não suficientes e os fatores de motivação que tem o potencial de aumentar o esforço do empregado. (NEWSTROM & DAVIS, 1998: 46)

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